BLOG, BLOCO BURLESCO E RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL - O CARNAVAL É O ANO INTEIRO! - ANO 15: Sambódromo 30 Anos: Unidos do Cabuçu, a primeira campeã da passarela






FAZER DOWNLOADS DOS SAMBAS DE ENREDO, LETRAS DE SAMBA DE ENREDO, MAPAS DAS PLANILHAS DAS NOTAS E A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL CLICA AQUI. E DE OUTRAS CIDADES CLICA AQUI.


CALENDÁRIO DA FINAL DE ESCOLHA DE SAMBA-ENREDO

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sambódromo 30 Anos: Unidos do Cabuçu, a primeira campeã da passarela

Está registrado na memória e nos arquivos dos amantes de sambas-enredo o trecho de uma obra da Unidos do Cabuçu do carnaval de 1988, em homenagem aos Trapalhões: “Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, seu mundo é encanto e magia”. O samba-enredo pode não estar nos anais dos maiores da história, mas marcou aquele carnaval. A Cabuçu, no período em que esteve entre no grupo de elite do carnaval, se notabilizou por enredos que homenageavam personalidades da arte, música e cultura brasileiras. O que poucos sabem é que a agremiação do bairro de Lins de Vasconcelos é de fato a primeira campeã do Sambódromo.

Em 1984, a escola levou para a novíssima Marquês de Sapucaí o enredo “Beth Carvalho, a enamorada do samba”, em homenagem à Madrinha do Samba. Na ocasião, a Cabuçu integrava o chamado Grupo 1-B, que hoje recebe a nomeanclatura Série A e já possuiu inúmeras outras classificações. Um dos fundadores da Cabuçu, Iba Nunes, recorda com saudade aqueles tempos áureos de sua escola do coração. – Inauguramos a era de enredos patrocinados e de homenagens a figuras vivas no carnaval. Depois que a gente fez foi que as outras fizeram - contou Iba ao CARNAVALESCO. 

Iba Nunes já fez de um tudo pela sua escola do coração. Já foi tesoureiro, diretor, tem 12 sambas vencedores na Cabuçu e é o único baluarte da agremiação. Ele é um dos autores do samba que a Cabuçu apresentou naquele desfile e contou com um time de peso na parceria. – Como a Beth foi a homenageada o Edmundo Souto, o Paulinho Tapajós, autores do primeiro sucesso dela (Andanças) e o Luiz Carlos da Vila assinaram o samba comigo. Eu me lembro que fiquei com receio de compor com figuras tão notáveis da MPB, mas eles conseguiram me convencer - recorda Iba Nunes.

A primeira mulher a presidir uma escola de samba, eleita de forma direta, foi Therezinha Monte, que comandou a Cabuçu entre 1982 e 1998. – Eu escolhia o enredo e buscava patrocínio depois. Fui a primeira a fazer isso. Hoje são os patrocinadores que definem os enredos em muitos casos - contou a ex-presidente ao CARNAVALESCO.

O desfile

A Unidos do Cabuçu chegou ao Carnaval de 1984 como uma das credenciadas ao acesso devido a um 4º lugar no ano anterior com um enredo de temática africana (“A visita de Ony de Ifé ao Obá de Oió”). O samba também marcou época e é um dos mais lindos da história da Cabuçu. A agremiação do Lins de Vasconcelos seria a 6ª a cruzar a nova pista de desfiles projetada por Oscar Niemeyer, já na madrugada de 03 de março de 1984.

Therezinha Monte recorda como foi a escolha do enredo para homenagear Beth. – Foi ideia do Lula Carvalho, primo dela. Ele era meu companheiro de praia, sugeriu e eu prontamente topei. Foi dele também a ideia de convidar o Edmundo Souto para a disputa de samba. Ele foi namorado da Beth e assinou a obra com Paulinho Tapajós, Luiz Carlos da Vila e o Iba Nunes - recorda Therezinha.

Para a homenagem a Beth Carvalho a Unidos do Cabuçu não economizou em figuras notáveis do samba. Participaram do desfile nomes do quilate de Vilma Nascimento, Dona Zica, Monarco, Noca da Portela, Leci Brandão, Guilherme de Brito e Nelson Cavaquinho. Iba Nunes recorda uma passagem hilária envolvendo Nelson momentos antes de Cabuçu entrar na avenida. – A Beth pediu para buscar o Nelson. Ele apressado acabou se esquecendo da dentadura em casa. Ainda tínhamos que pegar o Guilherme de Brito na casa dele. Foi uma confusão, mas o Nelson foi para a avenida sem a dentadura mesmo - lembra o baluarte em papo com o CARNAVALESCO, às gargalhadas naturalmente.

E não foi só isso. Therezinha monte recorda que pegou Nelson, já no final do desfile, completamente deslumbrado com a nova passarela do samba. – Ele estava bem calibrado por algumas cervejas, é bem verdade. Mas seu semblante de deslumbre me marcou. Fui eu quem levou o Nelson Cavaquinho de volta para casa depois daquele desfile - conta.

E se antes do carnaval a Cabuçu já era uma das credenciadas à conquista, provou isso na avenida com uma passagem emocionante, como documentado na edição de 04 de março de 1984 do Jornal do Brasil: “Foi um desfile emocionante da Cabuçu. A comissão de frente, seis casais românticos de gafieira, garantiu certamente o primeiro 10. (...) Tremendo de nervosismo Beth Carvalho assistiu aos índios do Cacique, à ala da Mangueira e ao seu Botafogo dos bons tempos serem aplaudidos de pé”. Era só uma questão de aguardar a abertura dos envolepes com as notas dos jurados, afinal quatro agremiações subiriam ao chamado Grupo 1-A para o carnaval 1985.

Há 30 anos, a maior conquista da Cabuçu 

Expectativa de garantir o acesso ou até mesmo ser consagrada como a primeira escola de samba campeã do Sambódromo. A abertura das notas no dia da apuração só fez confirmar que o desfile em homenagem à Beth Carvalho poderia reconduzir a Cabuçu ao grupo das principais escolas de samba pela primeira vez desde 1977.

Desde o início da apuração a disputa se polarizou entre a Cabuçu e a Acadêmicos de Santa Cruz, que também fez um belo desfile com o enredo “Acima da coroa de um rei, só um Deus”. A azul e branco de Lins de Vasconcelos tirou nota máxima em três quesitos (Samba-Enredo, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira), além da pontuação máxima em Cronometragem e Concentração e Início de Desfile, que à época eram uma espécie de quesitos secundários, cada um valendo cinco pontos.

A acirrada disputa com a Santa Cruz terminou após a leitura das obrigatoriedades, em que ambas tiraram as notas máximas, e a Cabuçu terminou apenas um ponto à frente da escola verde e branco da Zona Oeste. Com 198 pontos a Unidos do Cabuçu garantia não só o acesso ao Grupo 1-A no carnaval 1985, mas também o primeiro título do Sambódromo e a participação no desfile do Supercampeonato, que se realizaria no sábado, 10 de março de 1984.

A Unidos do Cabuçu teve sua maior conquista em um 08 de março, o Dia Internacional da Mulher. Fato simbólico para a agremiação,que tinha como presidende uma mulher. – Agora estamos no primeiro grupo e teremos muito trabalho. Sábado faremos um desfile igual ou melhor que o de sexta, com tudo à que temos direito, declarou uma esfuziante Therezinha ao Jornal do Brasil assim que soube da divulgação do resultado.

Longo jejum de títulos

O futuro se apresentava grandioso para a Unidos do Cabuçu depois da conquista do Grupo 1-B no carnaval de 1984, e de fato a agremiação conseguiu se manter entre as grandes do carnaval carioca até o ano de 1990. A escola ainda fez homenagens à personalidades em 1986 (Stanislaw Ponte Preta), 1987 (Roberto Carlos), 1988 (Os Trapalhões), 1989 (Milton Nascimento), Adolpho Bloch (1991), Xuxa (1992) e Maurício de Souza (1993). Estas três últimas já de volta ao Grupo de Acesso.

A ex-presidente Therezinha Monte deixou a Cabuçu em 1998 por considerar que estava perdendo o entusiasmo. – Quando se está na elite todos querem participar, mas quando se está no segundo grupo é tudo mais difícil. Eu fui perdendo a alegria, tinha medo de ir e voltar sozinha de carro para a escola. Fui cansando - conta Therezinha ao CARNAVALESCO.

Depois de se manter entre as grandes por seis carnavais consecutivos a Unidos do Cabuçu jamais conseguiu retornar ao Grupo Especial e amargou desfiles na melancólica Estrada Intendente Magalhães quando chegou a desfilar no Grupo C. 29 anos depois daquela conquista a Cabuçu foi novamente campeã no Carnaval 2013 com o enredo “Mestre-Sala dos Mares” de autoria de Larte Gulini e Clebson Prates. Em 2014 desfilará na Série B, ainda na Estrada Intendente Magalhães.

O futuro

Iba Nunes, o baluarte e mega campeão compositor da escola, acredita que a Cabuçu pode retornar a viver dias de glória como aqueles dos anos 80. – A Cabuçu está bem melhor agora do que há alguns anos. Somos uma escola pobre, de comunidade. Mas eu acredito que dá para sonhar sim com um retorno à Marquês de Sapucaí, onde fomos nós os primeiros campões - recorda um ao mesmo tempo saudoso e esperançoso Iba.

A eterna presidente Therezinha Monte diz que pretende desfilar em 2014 na velha guarda e sonha com o dia em que a Cabuçu possa voltar a desfilar entre as grandes novamente. – Depois do título de 2013 fui à escola na festa da vitória. Anunciaram meu nome na quadra, muitos acharam que eu estava de volta. Mas fui apenas comemorar. Eu gosto da escola, pretendo desfilar ano que vem. Acredito que possamos um dia voltar ao Grupo Especial com ceteza - afirmou.

Para o atual presidente da Cabuçu, Carlos Alberto Caju, não importa o grupo em que a escola desfile que o pensamento será sempre o mesmo. – Sempre projetamos o título, toda vez que pisamos na avenida - garantiu Caju ao CARNAVALESCO. O presidente afirma que o orçamento para o desfile de 2014 será alto, mas não confirma os valores. – Eu só sei que estamos gastando muito. Esse título seria muito importante para a nossa comunidade, ainda mais que se completam 30 anos desde nossa maior conquista.

Em 2014 a Unidos do Cabuçu retorna à temática afro com o enredo “Tire sua mordaça do caminho, que eu quero passar com a minha cor”, sobre a escrava Anastácia e sua triste história. O carnavalesco Clebson Prates, que assumiu sozinho o carnaval da escola depois da saída de Laerte Gulini - contou ao CARNAVALESCO o que a escola pretende passar com o enredo. – Tentamos carnavalizar um pouco essa história tão triste. Anastácia sofreu perseguições por ser uma negra bonita. Encerramos com a lenda de que ela teria salvo a vida do filho de seu dono e este para homenageá-la teria erguido uma igreja, que dizem ser a Igreja do Rosário ali na Uruguaiana, disse Clebson. – Estamos com o carnaval bem adiantado. A roupa da bateria já está pronta - garantiu o Carnavalesco.

A Unidos do Cabuçu será a 9ª escola a desfilar no domingo de carnaval na Estrada Intendente Magalhães. Sonhando um dia quem sabe estar ao lado, de novo, das grandes agremiações do carnaval carioca.

FONTE: CARNAVALESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:

CONFIRA DA AGENDA DA SEMANA DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL:
CLICA AQUI E VER A AGENDA


OBS: ENTRE CONTATO CLICA AQUI E BASTA PREENCHER OS DADOS E PASSA A AGENDA AS INFORMAÇÕES DA SUAS ESCOLAS DE SAMBAS E BLOCOS BURLESCO PRA NÓS DIVULGAR AQUI.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tags BLOG RESPIRANDO CARNAVAL

NOTÍCIAS ESCOLA DE SAMBA ESPECIAL SAMBA NO PÉ GAÚCHA NO CARNAVAL PROGRAMA GAÚCHA NO CARNAVAL RÁDIO GAÚCHA AM 600 kHz E FM 93.7 mHz UNIDOS DA SÃO GABRIEL MIRIM UNIDOS DO PROMORAR RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz BLOCOS ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO AMIGOS DO PIPOQUINHA ANIVERSÁRIO CLUBES BLOG RESPIRANDO CARNAVAL LETRA DO SAMBA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL 1 WEB RÁDIO GLOBELEZA ENTREVISTA PROGRAMA PRÉ CARNAVAL PROGRAMA RESPIRANDO CARNAVAL PROGRAMAS BLOCO LULUZINHA LIESAG BLOCO CATURRA CARNAVAL DE RECIFE SEMENTES DO AMANHÃ JORNAL BLOCO AS VENENOSAS RECIFE BLOCO DO CAROÇO CORTE MUNICIPAL UNIDOS DA SÃO JOSÉ EM NOTA RÁDIO STÚDIO FM 104.9 mHz JORNAL CORREIO DO SUL REGIONAL BAILE MUNICIPAL DE CARNAVAL ANOS BLOCO DO SACY CARNAVAL DE OLINDA OLINDA TEMPORADAS LETRA DA SAMBA NO PÉ RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL UNIDOS DA PONTE RESGATANDO A HISTÓRIA CARNAVAL 2016 IMPÉRIO DO SUL PROGRAMA EXPRESSO NOTURNO RÁDIO UNIVERSIDADE AM 1.160 kHz CORTE MUNICIPAL MIRIM ANIVERSÁRIO DE SEMENTES DO AMANHÃ CARNAVAL 2015 COLUNA RESPIRANDO CARNAVAL GLOBELEZA 2017 LETRA DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO LETRA DA UNIDOS DO PROMORAR ENQUETE GLOBELEZA 2016 CARNAVAL 2017. AO VIVO CARNAVAL 2018. RÁDIO DIFUSORA AM 1.580 kHz E FM 106.3 mHz WEB RÁDIO CARNAVAL CARIOCA CLUBE DO COMÉRCIO LIBBAG CARNAVAL 2014 CLUBE GUARANY GLOBELEZA 2014 AUDIO ENCONTRO DE BLOCOS BURLESCOS PROGRAMA ESQUENTANDO OS TAMBORINS CARNAVAL 2010 CARNAVAL 2011 CARNAVAL 2017 WEB RÁDIO CARNAVALESCO ANIVERSÁRIO DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL BLOCO BURLESCO RESPIRANDO CARNAVAL CLUBE CAIXEIRAL LETRA DO AMIGOS DO PIPOQUINHA LETRA DO SAMBA 2011 ANIVERSÁRIO DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE ANIVERSÁRIO DA SAMBA NO PÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA PONTE ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO GABRIEL ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DA SÃO JOSÉ ANIVERSÁRIO DO UNIDOS DO PROMORAR CARNAVAL 2009 CARNAVAL 2012 CARNAVAL 2013 ANIVERSÁRIO DA ACADÊMICOS DO GRANDE ARROIO APARTIR DE HOJE JÁ COMEÇA O ENSAIO DAS ESCOLAS DE SAMBAS JORNAL MERIDIONAL LESAG MUAMBA POPULAR CARNAVAL ANO NOVO FELIZ NATAL LETRA DO SAMBA 2010 LETRA DO SAMBA 2012 LETRA DO SAMBA 2014 LETRA DO SAMBA 2015 RETROSPECTIVA RÁDIO DIFUSORA FM 106.3 mHz CARNAVAL 2019 PRIMEIRO DIA DO ANO TEMPORADA 2008 TEMPORADA 2013/2014 ANIVERSÁRIO DO IMPÉRIO DO SUL CARNAVAL 2018 CLIPE DAS ESCOLAS DE SAMBA DECRETO GLTC LETRA DA SEMENTES DO AMANHÃ LETRA DO SAMBA 2009 LETRA DO SAMBA 2013 LETRA DO SAMBA 2016 LETRA DO SAMBA 2017 LETRA DO SAMBA 2019 LIBAG NOTA DAS CADEIRAS RESGATANDO A HISTÓRIA DA SAMBA NO PÉ VANDERLEI SOARES APLICATIVOS CARNAVAL 2023 CARNAVAL 2024 CELULARES GLOBELEZA 2018 GRUPO BLOCH JORNAL A EVOLUÇÃO LETRA DO SAMBA 2018 REDE MANCHETE RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO GABRIEL RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DA SÃO JOSÉ RESGATANDO A HISTÓRIA DA UNIDOS DO PROMORAR RIO DE JANEIRO SUPER RÁDIO TUPI AM 1280 kHz e FM 96.5 mHz TUPI CARNAVAL TOTAL ANIVERSÁRIO DO AMIGOS DO PIPOQUINHA APRENDIZES DO SAMBA BLOCO BANDA DO TICÃO COLUNA A EVOLUÇÃO NO CARNAVAL COMUNICADO LETRA DO SAMBA 2023 LETRA DO SAMBA 2024 MUSA DO BLOCO BURLESCO E BLOG RESPIRANDO CARNAVAL ORDEM DOS DESFILES OS PARCEIROS DO BLOG RESPIRANDO CARNAVAL TEMPORADA 2006 TEMPORADA 2007 ANIVERSÁRIO DA WEB RÁDIO RESPIRANDO CARNAVAL DEFENSORES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE ARROIO GRANDE FOI NO CARNAVAL QUE PASSOU... LETRA DA RAÍZES DO ARROIO GRANDE LETRA DO SAMBA UNIDOS DA SÃO JOSÉ BLOCO AMIGOS DA 15 GLOBELEZA 2015 PORTAL TERRA DE MAUÁ PROGRAMA SAMBA DE PRIMEIRA RÁDIO GLOBO AM 1220 kHz e FM 89.5 mHz ARROIO GRANDE BARÃO DE MAUÁ BLOCO BURLESCO CARNAVAL RECIFE LETRA DA APRENDIZES DO SAMBA PROGRAMA TOQUE POPULAR RÁDIO GUAÍBA AM 720 kHz e FM 101.3 mHz SORTEIO DA ORDEM DOS DESFILES SÃO PAULO TRIO ELÉTRICO VISCONDE DE MAUÁ WEB RÁDIO ARQUIBANCADA ANGELA MARIA AYTON SENNA BLOCO BOHEMIOS BLOCO DA SERAFINA BLOCO KALILA BLOCO TNT BLOCO UDT BLOCO XUSMERIO DA NEGRINHA CARNAVAL 2020 CARNAVAL DA MANCHETE CLASSIFICADOS DA ESCOLAS DE SAMBA ESTAÇÃO PRIMEIRA DA ZONA NORTE GTC LETRA DO IMPÉRIO DO SUL LIESA MEMÓRIA DO CARNAVAL PROGRAMA SAMBA DE ENREDO DE ARROIO GRANDE REDE CNT REVISTA MANCHETE RÁDIO BANDEIRANTES AM 640 KHZ E FM 94.9 MHZ RÁDIO CHARRUA AM 1.140 kHz E FM 97.7 mHz RÁDIO MANCHETE AM 760 kHz RÁDIO PELOTENSE AM 620 kHz S. ROSAS DE OURO SBT SONHO DE CRIANÇA TRIO ELÉTRICO PROIBIDOS TVCOM

© Copyright 2010–2024 TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS DO GRUPO TAVARES DE COMUNICAÇÃO S.A.